terça-feira, 12 de julho de 2016

Como escolher o seu profissional de saúde e que perguntas lhe deve fazer

A sua primeira tarefa, assim que tiver a certeza que vai ser mãe, é escolher o profissional de saúde que a irá acompanhar. Terá também que escolher o local de nascimento do seu bebé (hospital, maternidade,em casa). 
Vou deixar algumas opções de profissionais que podem optar:


Obstetra/Ginecologista:Com este profissional, a mãe e o bebé têm um acesso mais completo e imediato a todos os medicamentos, assim como exames, equipamento e procedimentos cirúrgicos. 

O parto será num meio clínico.


Perinatologista (gravidezes de alto risco):Algumas mulheres são também encaminhadas ou escolhem este especialista, quando estão grávidas de múltiplos fetos, se tiverem historial de aborto espontâneo ou de complicações durante a gravidez.

Com este profissional, para além de beneficiar de tudo o que um obstetra pode proporcionar, este tem também os conhecimentos de um médico especializado e conhecimento/experiência em gravidezes complicadas.
o parto será num meio clínico.


Médico de família:Este profissional é qualificado para prestar cuidados clínicos gerais a mulheres, homens e crianças. Apesar de terem alguma formação em obstetrícia, geralmente, não lidam com gravidezes de alto risco.



Parteira:Apenas mulheres com gravidezes saudáveis e de baixo risco devem optar pela parteira. Existem dois tipos:


  • Enfermeira obstétrica que tem mais treino profissional do que uma enfermeira não especializada e que tem licenciatura em Enfermagem para além da experiência adicional na profissão de parteira.Na sua maioria, trabalham em hospitais, mas estas profissionais podem realizar o parto em maternidades,clínicas privadas ou até mesmo em casa.
  • Parteira: A parteira não é formada em Enfermagem, mas tem qualificações necessárias para o ser. Normalmente realizam os partos em casa da grávida ou por vezes numa maternidade.

Que perguntas se deve fazer ao profissional de saúde?

Primeiramente, e para o ajudar a escolher um profissional de saúde, eis o que deve fazer:

  • Pedir conselhos a amigos e familiares, assim como ler artigos relativos a este assunto;
  • Faça pesquisas (Internet, jornais,...)Verifique referências sobre potenciais profissionais de saúde;
  • Marque uma consulta e faça um género de "Entrevista" para obter informações;
  • Aponte as dúvidas num papel, para que não se esqueça de perguntar nada, aliste por ordem (mais importante para a menos importante), pois o médico pode ter que sair de urgência e desta forma fica com as de maior relevo de importância esclarecidas.
Agora sim, vou dar alguns exemplos de questões, que podem ser para si importantes na escolha de um profissional,adapte-as ao seu caso em concreto:
  • Quantos partos já realizou?
  • Quanto tempo duram as suas consultas pré-natais?
  • Quantos médicos trabalham na clínica e há quanto tempo exercem esta profissão?
  • Qual a probabilidade de ser o próprio a fazer o parto?
  • O que pensa à cerca do alívio da dor durante o parto?
  • Para além da clínica, trabalha noutros locais?
  • Há estudantes de Medicina a trabalhar aqui? Qual a probabilidade desses estudantes me fazerem procedimentos cirúrgicos?
  • Se eu tiver que receber tratamento no hospital, como é que serei transportada para lá?
Para além das questões que irá fazer ao profissional, deve avaliar também se o profissional é empático, se a compreendeu e se mostrou disponibilidade para a ajudar nesta fase. Tem que se sentir bem com o profissional que irá escolher, lembre-se que será este que a irá acompanhar durante as 40 semanas.


Sem comentários:

Enviar um comentário