sexta-feira, 22 de julho de 2016

Gravidez-verdades e mitos

Cobertores eléctricos, jacuzis e saunas: Durante o primeiro trimestre, a grávida deverá manter a temperatura normal no seu corpo abaixo dos 38ºC. No caso de utilizar cobertores eléctricos, saunas e jacúzis, é que pode fazer subir a temperatura acima dos 38ºC, o que se isso acontecer durante 10 minutos ou mais, corre o risco de provocar danos ao tubo neural do feto e aumentar as probabilidades de aborto espontâneo.

Cloro: Os químicos existentes nas piscinas são considerados seguros, nadar é formidável para aliviar as varizes.

Solário: As máquinas no solário não provocam danos ao bebé em desenvolvimento.

Tatuagens: O risco de infeção é significativo, resista às tatuagens enquanto estiver grávida.

Máquinas de raio X dos aeroportos: São perfeitamente seguras, pode ir de férias sem se preocupar com isso.

Cabelo (pintar, fazer permanente, desfrisar): Os químicos utilizados nos tratamentos de cabelo são considerados seguros, mas se tem algum receio, pode esperar até ao  fim do primeiro trimestre. Certifique-se que não está a ser utilizado formaldeído.

Depilação a cera: Este procedimento é seguro.

Caixa da areia do gato: Os gatos que andam fora de casa, podem ser portadores de toxoplasmose, uma doença que contamina o feto e provoca o aborto espontâneo, cegueira infantil e atraso mental.
Por essas razões, deve utilizar luvas quanto tiver que mudar a areia do gato, ou então, se possível, pode pedir a ajuda de outra pessoa para concretizar essa tarefa. Lembre-se que a toxoplasmose pode também ser encontrada no solo, por isso, lave bem as mãos sempre que tiver que jardinar ou fizer tarefas em que esteja em contacto com o solo.

Répteis: A bactéria salmonela pode ser transmitida através de fezes de tartarugas, cobras e lagartos, por isso deve lavar bem as mãos depois de mexer nestes animais.

Peixe: Deve evitar comer cavala, peixe-espada, garoupa, espadarte, tubarão e todos aqueles que contiverem níveis elevados de metilmercúrio e bifenil policlorado, pois são perigosos para o sistema nervoso do feto.
Peixe cru também  deve ser evitado, podem conter parasitas. (Sushi)

Cafeína: Não há qualquer problema em beber uma ou duas bebidas que contenha cafeína (café,chá,bebidas gaseificadas e chocolate), se manter a quantidade diária, abaixo dos 300mg, o feto não será afectado.

Chá: Chá e ervas em pequenas quantidades, nunca foram associados a reacções adversas na gravidez, contudo, na dúvida, consulte o seu médico.

Queijo: Evite brie, stilton, camembert, roquefort, feta e outros semelhantes, o queijo mole e não pasteurizado pode ser um risco pois contém bactérias.




Sem comentários:

Enviar um comentário